O que é Instagram Ads?
Instagram Ads é uma ferramenta que possibilita a criação de anúncios no Instagram. De modo geral, sua veiculação pode variar de acordo com os formatos (imagens e/ou vídeos), os posicionamentos (no feed e/ou nos Stories) e os objetivos (reconhecimento de marca, consideração ou conversão) deles.
Vamos nos aprofundar neste último ponto:
Tipos de objetivo dos anúncios do Instagram
Confira as características de cada tipo de objetivo:
- Reconhecimento de marca: focado em aumentar o alcance do negócio, ou seja, atingir mais pessoas do seu público-alvo;
- Consideração: concentrado em realizar prospecção de clientes conquistar os que estejam interessados pelo segmento ou produto em questão, de modo que os anúncios despertem seu interesse por saber mais a respeito;
- Conversão: usado para ampliar as vendas, isto é, levar tráfego para o site — de preferência, para uma loja virtual que permita um checkout descomplicado.
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Você pode criar anúncios no Instagram depois de converter seu perfil em uma conta profissional.
Além de criar anúncios no Instagram, você também pode usar as ferramentas do Facebook para criar anúncios que aparecem no Instagram.
Há três maneiras de veicular anúncios no Instagram:
- Criar anúncios diretamente no Instagram. Depois de converter o seu perfil em uma conta profissional, você poderá turbinar publicações e stories na conta do Instagram.
- Criar anúncios na sua Página do Facebook. Se você gerencia uma Página do Facebook, pode vincular uma conta do Instagram a ela. Quando você cria anúncios na Página, eles podem aparecer no Facebook e no Instagram.
- Criar campanhas de anúncios no Gerenciador de Anúncios. O Gerenciador de Anúncios fornece ferramentas abrangentes para criar anúncios no Facebook e no Instagram.
Cada ferramenta dessas pode ser usada para criar anúncios do Instagram. Antes de criar anúncios, você deve converter seu perfil em uma conta profissional.
Em algumas regiões, também será necessário conectar sua conta do Instagram a uma Página do Facebook que você gerencia para veicular anúncios diretamente do Instagram.
Para criar anúncios na sua Página do Facebook ou no Gerenciador de Anúncios, você deve conectar sua conta do Instagram a uma Página do Facebook que gerencia.
LUCRAR
Com o Instagram, é possível fazer muitas estratégias e desenvolver seu negócio
Essa é uma pergunta que me aparece com muita frequência e adianto que não há uma fórmula mágica ou uma solução milagrosa para atingir tal resultado.
Ao usar o Instagram para criar o seu negócio ou potencializá-lo, exige-se muita mão na massa e geração de valor, o que falaremos bastante ao longo deste artigo.
Mas a minha resposta para essa pergunta é sempre a mesma:onde há pessoas, há oportunidades de negócios.
Com o consistente crescimento do Instagram, cada vez mais usuários se fazem presentes diariamente no aplicativo, o que o torna cada vez mais poderoso para se fazer marketing e atingir bons resultados em negócios.
Diariamente, a atenção das pessoas está sendo direcionada ao Instagram, até mesmo em situações não pertinentes. Você vê esse cenário em diversos contextos do cotidiano: dentro das salas de aula, no trabalho, em palestras, restaurantes, estas e, até mesmo, no trânsito.
E onde está direcionada a atenção das pessoas, você também deve se fazer presente e deixar a sua marca e o seu valor.
Existem alguns caminhos que você pode seguir para fazer negócios e ganhar dinheiro no Instagram e que serão detalhados nas próximas linhas:
Venda de produtos e serviços;
Venda de publicidade;
Como infoprodutor;
Mercado de afiliados;
Gerenciamento de contas.
Venda de produtos e serviços
Usar o Instagram para vender produtos ou serviços é a forma mais clássica, uma excelente maneira de aumentar a lucratividade do seu negócio.
Aliás, não apenas de aumentar a lucratividade, mas também de conquistar novos clientes, expandir a sua marca comercial ou pessoal, ganhar mais visibilidade e se tornar uma referência no mercado.
O seu Instagram é a sua vitrine. Mas essa vitrine não tem nada a ver com o que você vê nos corredores de um shopping. Não é apenas para expor os seus produtos ou serviços, e sim para revelar a sua produção de conteúdo, o seu posicionamento, as transformações, os benefícios e soluções que o seu produto ou serviço levam aos seus clientes.
Isso fará toda diferença na venda do seu produto ou serviço no Instagram. Mas não se preocupe agora com esses termos: ao longo da sua leitura, você verá com detalhes a melhor maneira de vender o seu produto ou serviço usando o Instagram.
Venda de publicidade
Você já ouviu o termo influenciador digital?
Influenciador digital é aquela pessoa que construiu uma audiência on-line e detém sobre ela uma grande influência, impactando o comportamento e decisões de usuários que o acompanham.
Os influenciadores digitais ganham dinheiro no Instagram promovendo marcas e produtos por meio da venda de publicidade.
Ou seja, são pagos para fazer postagens e stories de determinadas empresas e, a partir disso, constroem o seu negócio com venda de publicidade.
Mas não é só isso, também trabalham recebendo produtos de marcas, fazendo presenças vip em eventos de empresas, vendendo fotos e também dando palestras.
O Instagram, sendo um dos maiores canais de comunicação e relacionamento, é perfeito para os influenciadores digitais que produzem conteúdo e criam relacionamento com a sua audiência.
Para se tornar um influenciador digital no Instagram, fazer negócios e ganhar dinheiro, exige-se tempo e criação.
Não basta criar uma conta e se intitular influenciador digital. Esse não é só um termo, mas um estado. Conquistar uma audiência e influenciar pessoas vai muito além de um feed bonito e do número de seguidores.
Infoprodutor
Você sabia que é possível ser remunerado por compartilhar o seu conhecimento e a sua especialidade?
Esse foi o caminho que escolhi para construir o meu negócio e, ao mesmo tempo, cumprir o meu propósito. Tornei-me um infoprodutor.
Neste caso, como um infoprodutor com produto próprio, você não é remunerado pelas horas de trabalho, e sim pelo valor e pela transformação que você gera.
O infoprodutor reúne o seu conhecimento de dominância e a sua expertise em um produto. Esse produto pode ser digital e deve ser recheado de conteúdos e informações de valor que gerem transformações e ajude outras pessoas.
São diversas as formas de você monetizar com o seu conhecimento na área de infoprodutor.
No meu caso, por exemplo, tenho este blog para compartilhar conteúdo e treinamentos de marketing digital, cursos em videoaulas, tenho o meu treinamento principal, o Venda Prime 365º, que funciona dentro de uma plataforma de alunos com as videoaulas do curso e também as consultorias e matoria on-line.
Enfim, você pode empacotar o seu conteúdo e levar a sua transformação por meio de textos, áudios, vídeos ou com um simples e-mail.
São diversas as vantagens que o acompanham ao se tornar um infoprodutor: você trabalha com o que quer, com quem quer, em qualquer lugar e a qualquer hora. O seu resultado também depende de você, e não é preciso ter uma grande equipe para se obter resultados.
Então, para você que segue ou quer seguir esse caminho, o Instagram é uma ferramenta incrível para captar novos clientes, expor o seu conhecimento, levar mais informações úteis para as pessoas, construir uma audiência, mostrar o seu produto digital e fazer uma boa promoção do seu negócio.
Mercado de afiliados
Afiliado é aquele que faz uma indicação de produto ou serviço de outra pessoa e é remunerado quando a venda acontece.
Fazemos naturalmente indicações no nosso dia a dia. Indicações de filmes, de restaurantes, de viagens, de profissionais, de produtos etc., e não somos remunerados por isso.
No marketing de afiliados, entretanto, você recebe comissão pelas indicações que faz e que acabam convertidas em vendas.
É uma relação de parceria, de ganha-ganha, que pode ser potencializada por meio do Instagram.
Ao construir a sua autoridade, conquistar uma audiência e criar relacionamento com os seus seguidores no Instagram, você constrói também uma influência muito poderosa. Afinal, suas indicações ganham mais força e, assim, você pode aproveitar o marketing de afiliados para fazer disso um grande negócio.
Gerenciamento de contas no Instagram Gerenciar contas no Instagram é um trabalho de muita responsabilidade. Afinal, significa cuidar de parte do marketing e
relacionamento de uma empresa, e isso deve ser feito com toda atenção e cuidado possíveis. Devo dizer que esse é um mercado que considero bastante promissor e que ainda tem muito a desenvolver.
Vejo uma série de empresas procurando pessoas capacitadas para cuidar de seus perfis, mas sempre acabando em frustração.
Em contrapartida, aos que estão fazendo um bom trabalho no Instagram e aplicando as técnicas de marketing, há um mercado enorme a ser explorado, em função da alta demanda e, ao mesmo tempo, da escassez de profissionais.
Essa é uma das formas de fazer negócios no Instagram e ganhar dinheiro usando a plataforma.
Portanto, essa é uma outra forma de ganhar dinheiro usando o Instagram para negócios.
Mas lembre-se de que, para isso, você deve se desenvolver e estar sempre se atualizando em relação ao Instagram e ao marketing. É um trabalho de bastante
responsabilidade e que impacta os resultados de uma empresa.
Falando em empresas vamos abordar agora sobre os anúncios para influenciar seus compradores, engajar com sua publicação e comprar seus produtos. Segue então algumas dicas importantes.
9 dicas para fazer bons anúncios no Instagram
Ter conhecimento do passo a passo para anunciar no Instagram Ads é um ótimo começo. No entanto, também é essencial se atentar a outros detalhes que podem fazer a diferença na hora de conquistar a atenção do público e entender o impacto das suas campanhas.
Por isso, abaixo, confira dicas exclusivas sobre como anunciar no Instagram Ads que separamos para você:
1. Tenha metas claras para seus anúncios no Instagram
Além dos próprios objetivos do Instagram Ads (reconhecimento de marca, consideração ou conversão), uma campanha de sucesso começa com a definição de metas claras.
Digamos que você vai começar uma campanha de anúncios cujo objetivo na plataforma é o de conversão. Certamente, você está querendo vender mais. Mas quantos itens você espera vender a partir disso? Em quanto tempo?
Ter esse tipo de planejamento vai te trazer mais clareza sobre sua estratégia e também sobre eventuais ajustes que você precise fazer caso as coisas não estejam saindo conforme o esperado.
Uma ótima ferramenta para te ajudar nesse momento é o plano de marketing. Este é um documento em que você deixará registrado tudo o que pretende fazer em termos de divulgação. Ele pode ser feito para um lançamento de produto ou para uma campanha específica que você vá lançar.
2. Cuide da identidade visual dos seus anúncios
Criar a identidade visual de uma marca é uma das primeiras etapas a serem desenvolvidas ao montar um negócio. E tal cuidado deve ser estendido ao feed, aos Stories e aos anúncios do seu perfil no Instagram.
Portanto, para que os usuários da rede social não sintam nenhum tipo de impacto negativo ao clicarem na sua campanha e serem direcionados para o link da sua loja virtual, por exemplo, é fundamental manter as mesmas diretrizes de tipografia (fontes usadas) e cores em ambos os ambientes online, ok?
3. Invista em tópicos que realmente importam
Antes de programar um anúncio, estude o público que deseja atingir e o que ele quer, de fato, consumir.
Se você quer conquistar seguidores semelhantes aos que já acompanham o seu perfil, aí está uma grande oportunidade de pesquisa. Você pode lançar enquetes rápidas nos Stories sobre algum tema ou formato específico de conteúdo.
Caso, por exemplo, a maior parte do seu público seja formado por homens de 20 a 30 anos, descubra se eles preferem conhecer uma marca por meio de anúncios de produtos ou de posts engajadores (relacionados a um tópico de interesse, como esportes, seriados etc).
De acordo com as respostas, você poderá encontrar um ponto de partida para a criação de anúncios no Instagram.
4. Use CTAs chamativas
Um dos detalhes a serem configurados em um anúncio, como vimos, é a CTA (call to action, ou “chamada para a ação”, se traduzirmos). Via de regra, ela é composta por um verbo no infinitivo ou no imperativo, como “Baixar já” ou “Baixe já”, por exemplo.
A ideia desse texto, como o próprio nome diz, é levar o usuário ao próximo passo. Portanto, um aspecto importante a se considerar para criar uma boa chamada para a ação é colocar um texto que dê esse direcionamento e que tenha a ver com o seu objetivo.
Se você criou um anúncio no Instagram com foco em conversão, por exemplo, uma boa CTA seria “Compre agora!” ou algo relacionado.
5. Direcione os usuários a landing pages
Uma landing page é uma página de vendas criada especificamente para ser usada em campanhas de determinados produtos ou coleções. Esse tipo de página pode ter um grande poder de conversão por reunir, em um mesmo lugar, tudo o que o usuário precisa saber antes de tomar a decisão de compra.
Ao anunciar no Instagram, incluir links para landing pages específicas vai te ajudar a evitar que os usuários desistam da compra. Como a atenção das pessoas é disputada o tempo todo, se você facilitar o trabalho, suas chances de venda aumentam.
Imaginemos que você viu o anúncio de uma bota no Instagram, gostou e clicou. Todavia, você foi direcionado à home daquela loja virtual, que tem centenas de tipos de calçados. Você teria paciência para ficar procurando aquela pela qual se interessou?
Portanto, otimize a jornada do cliente a partir dos seus anúncios no Instagram por meio de landing pages.
6. Tenha um site com design responsivo
Design responsivo é aquele que permite que um site se adapte perfeitamente a qualquer tipo de dispositivo (desktop, smartphone ou tablet). Considerando que a maioria das pessoas acessa o Instagram por meio de seus celulares, de que adianta seu site ser pensado apenas para desktop?
Então, por mais que esta dica não esteja diretamente relacionada aos anúncios que você vai veicular no Instagram Ads, ela é fundamental para o sucesso de suas campanhas por meio das ferramentas.
Tendo isso em vista, garanta que todas as páginas do seu e-commerce carreguem perfeitamente em qualquer tipo de dispositivo.
6. Utilize UTMs
Além do texto da CTA, que vimos na dica 4, é importante adicionar uma UTM (parâmetro de rastreamento) ao link dela, especialmente se a sua loja virtual já estiver vinculada ao Google Analytics para o acompanhamento de resultados.
Para que o conceito fique mais claro, confira um exemplo de UTM:
- https://www.loja.com/?utm_source=instagram&utm_medium=stories&utm_campaign=blusa-azul
No exemplo acima, será possível identificar que as pessoas que clicarem nesse link e forem parar no seu site o fizeram por causa de uma campanha de uma blusa azul, publicada no Instagram e veiculada nos Stories.
Com uma UTM ativa, sempre que usuários do Instagram clicarem na CTA do seu anúncio e forem direcionados ao seu site, o Google Analytics irá contabilizar as visitas e conversões a partir da origem (source), da mídia (medium) e do nome da campanha (campaign).
Ter este tipo de controle, vai te ajudar a compreender se o anúncio está atingindo o objetivo esperado.
E não se preocupe, você não precisa criar suas UTMs manualmente. Existem ferramentas específicas por meio das quais você pode gerar seus links rastreáveis.
8. Acompanhe os resultados de suas campanhas no Instagram Ads
Por fim, mas tão importante quanto as dicas anteriores, seguir de perto os resultados de suas campanhas é fundamental.
Esse acompanhamento vai permitir que você faça ajustes nos anúncios que ainda estão no ar e tire insights para campanhas futuras.
O próprio Gerenciador de Anúncios do Facebook apresenta alguns resultados sobre suas campanhas, que podem ser filtrados de acordo com o período de sua preferência e exportados para que você os analise em uma planilha.
Por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook, é possível ver o desempenho de campanhas do Instagram Ads.
Além disso, por meio das URLs parametrizadas que conhecemos na dica anterior, você será capaz de analisar seus resultados no próprio Google Analytics. Então, não deixe esse passo de lado, pois ele será fundamental para que você dê sequência à sua estratégia.
Quanto custa anunciar no Instagram?
O Instagram Ads não tem um preço mínimo. Isso significa que você controla o quanto quer gastar. Ou seja, o custo de um anúncio no Instagram Ads vai depender do orçamento e do tempo previsto que você escolher.
Cada um dos caminhos — pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook ou pelo próprio Instagram — oferece diferentes alternativas de configuração. Logo, o mais importante é ter em mente até quanto você pode gastar, respeitando a estrutura de custos do seu negócio e evitando, assim, qualquer tipo de prejuízo financeiro.
De modo geral, os gastos com uma campanha podem ser pagos via cartões de crédito, de débito, boleto bancário ou PayPal.
Que formatos devem ter os anúncios no Instagram?
As especificações do Instagram Ads se referem tanto aos formatos dos anúncios quanto aos requisitos de design deles. Abaixo, conheça todos os detalhes:
Formatos do Instagram Ads
Os anúncios para Instagram podem ser feitos em:
- Imagem (quadrada, paisagem ou vertical);
- Vídeo (quadrado ou paisagem — este exceto nos Stories, que exige vídeos na vertical);
- Carrossel (quadrado ou vertical — de duas a 10 imagens e/ou vídeos por anúncio).
Requisitos de design para anúncios
Já os requisitos de design dizem respeito aos tamanhos para imagem e vídeo do Instagram Ads que devem obedecer às seguintes resoluções:
Tamanhos de imagem
Os arquivos de qualquer uma das imagens devem ter, no máximo, 30 MB. Para as dimensões de cada formato, confira as especificações:
Quadrada
- Resolução mínima: 600 x 600 Pixels
- Resolução máxima: 1.936 x 1.936 Pixels
Paisagem
- Resolução mínima: 600 x 315 Pixels
- Resolução máxima: 1.936 x 1.016 Pixels
Vertical
- Resolução mínima: 600 x 750 Pixels
- Resolução máxima: 1.936 x 2.420 Pixels
- Para Stories: 1.080 x 1.920 Pixels
Tamanhos de vídeo (máximo 4 GB)
- Tamanho do arquivo: até 4 GB;
- Tempo máximo: 120 segundos, ou seja, 2 minutos.
Tipos de arquivo
- Vídeo: .mp4 ou .mov
- Imagem: .jpg ou .png
Proporções de anúncio
- Quadrado: 1:1
- Paisagem: 1,91:1
- Vertical: 4:5
- Para Stories: 9:16
Pronto para anunciar no Instagram?
O passo a passo para criar seus próprios anúncios no Instagram Ads é mais simples do que parece. Com as dicas acima, temos certeza de que, em breve, você conseguirá aumentar a audiência do seu negócio. Esperamos que este guia tenha tirado suas principais dúvidas sobre como anunciar no Instagram.
E, caso você ainda não tenha um Gestor de Tráfego, não perca mais tempo: entre em contato com o comercial da Build Marketing Digital. É rápido, Vamos transformar sua empresa com estratégias de vendas pelo Instagram.