Como funciona o tráfego pago? Veja as vantagem de utilizar

Se você tem curiosidade e pretende utilizar as estratégias de TRÁFEGO PAGO em seu negócio, então, você está no lugar certo.

Vou explicar o que é tráfego pago e por que deve considerá-lo em sua estratégia de marketing digital para tornar sua marca mais conhecida.

Hoje, vamos conversar sobre os três tópicos abaixo, que acho muito importantes que todos empreendedores tem que saber sobre tráfego pago.

  • O que é Tráfego Pago
  • Como funciona o tráfego pago
  • Quais são as vantagens de utilizar essa alternativa?

O que é Tráfego Pago

O tráfego pago é a estratégia de investir em anúncios publicitários na internet através de plataformas para atrair visitantes até um site, loja ou landing page.

O Tráfego pago é diferentemente do tráfego orgânico, depende do investimento realizado para gerar resultado. Portanto, só a empresa que paga para aumentar a visibilidade de suas páginas gera tráfego pago.

Entre as fontes de tráfego pago existentes hoje, as mais conhecidas são:

Google Ads 

É uma das ferramentas mais utilizadas. Nela, os anúncios aparecem nos mecanismos de busca do Google e demais parceiros. Uma das vantagens dessa opção, é a possibilidade de segmentar o público que vai ser atingido. Desse modo, é possível definir a localidade, o gênero, a faixa etária, entre outros quesitos.

Além disso, a ferramenta permite a realização de testes A/B para avaliar quais métodos de publicidade são mais apropriados e efetivos para a sua estratégia.

YouTube Ads 

Na área de vídeos, o YouTube Ads é uma das melhores opções. Os conteúdos em vídeo são grande parte do tráfego online e uma boa estratégia para a captação de clientes.

Desse modo, é possível criar e veicular anúncios dentro do YouTube, mais precisamente, nos próprios vídeos ou como sugestão. Essa é a melhor opção se o seu negócio aposta nesse tipo de conteúdo, pois a eficiência da ferramenta colabora com o crescimento do seu empreendimento.

Facebook Ads

Nessa ferramenta é possível criar anúncios em diferentes tipos de mídia, como fotos, textos e vídeos, que vão ser veiculados dentro da rede social. Essa plataforma também é utilizada juntamente ao Google Ads, pois atinge um público diferente.

Outra vantagem está nas diversas opções de segmentação oferecidas, sendo possível definir a exibição dos anúncios com base em interesses, gênero, idade, status de relacionamento e profissão.

Instagram Ads

O Instagram Ads é semelhante ao Facebook Ads. Nessa ferramenta, é possível realizar anúncios dentro da rede social em diversas formas, como vídeos, no feed ou até mesmo nas histórias.

Ele é ideal para quem tem um público um pouco mais jovem, pois esse é o perfil da maioria dos usuários da rede.

Taboola

O Taboola é uma alternativa, sendo que a fonte de tráfego dele vem dos usuários de grandes portais de notícias do Brasil. A plataforma possibilita a criação de campanhas que são exibidas em sites com alto volume de acessos, em forma de sugestão de conteúdo.

Desse modo, quando o usuário acessa um desses portais para ler uma notícia sobre determinada área, ele vê outros conteúdos relativos àquele assunto como sugestão de leitura. Isso é muito vantajoso para as empresas que estão anunciando, pois os conteúdos estão sempre relacionados ao tema que os usuários estão buscando.

Como funciona o tráfego pago

Para entender como funciona o tráfego pago, é preciso detalhar a parte técnica do assunto.

Começando pelos anúncios, existem dois métodos para pagar para que eles sejam exibidos e possam levar tráfego para as suas páginas:

  • CPC (Custo Por Clique)
  • CPM (Custo Por Mil Impressões).

Como a ordem de exibição dos anúncios nos resultados de busca depende de um leilão entre aqueles que querem anunciar, é preciso optar por um desses métodos para dar seu lance.

Então, você pode pagar pelo clique que o usuário dá no seu anúncio (CPC) ou por aparecer mil vezes no resultado de busca (CPM).

A posição dos anúncios nos resultados depende do lance dado dentro da plataforma de anúncios.

Agora, aprofundando um pouco mais CPC e CPM:

  • CPC é o método mais indicado para levar tráfego real para as suas páginas, já que você só vai pagar pelos cliques que seus anúncios receberem.
  • CPM é recomendado para quem quer ter maior visibilidade, pois o foco é fazer com que o anúncio apareça mais vezes.

Como você pode ver, o objetivo de um é gerar clique e, de outro, simplesmente aparecer.

Se ainda não tem certeza de qual é a melhor escolha para as suas campanhas online, o que recomendo é o seguinte:

  • Escolha o CPC se sabe quanto quer gastar nessa estratégia de marketing
  • Prefira o CPM se acabou de criar seu negócio e quer ter mais visibilidade e posicionamento de marca.

Depois de definir o método, basta criar seu anúncio e fazer as devidas configurações para que ele possa ser exibido exatamente para o público que deseja alcançar.

O tráfego pago pode ser cobrado do anunciante por clique (CPC) ou impressões, por exemplo.

Gestão de tráfego: É a habilidade de gerir esse movimento das pessoas na internet,

para que elas realizem determinadas ações que nós, gestores de tráfego, queremos que elas realizem. 

Exemplo: a pessoa tá ali navegando no feed de notícias, e o trabalho do gestor de tráfego é fazer com que ela veja um vídeo, clique em um link, entre no teu site pra comprar um produto, se cadastre pra receber um ebook, enfim, pegar essas pessoas e direcionar para a execução de uma ação.

A – Padrão do usuário: por exemplo, a gente sabe por padrão que em uma página de captura (página onde a pessoa pode colocar os seus dados e fazer um cadastro), se o campo para inserir o e-mail não estiver posicionado logo na “cara” da pessoa quando ela entra no site, a conversão daquela página de captura tende a ser menor.

Padrão da ferramenta: são padrões que a gente notou depois de muito investimento. Por exemplo, toda vez que eu aumento o orçamento da minha campanha no Facebook, mais caro é o meu custo por resultado. Seja esse resultado uma visualização, lead, clique, etc.

E como a gente entende os padrões da ferramenta? Através de testes feitos na

ferramenta.

E esses são os dois principais padrões que um bom gestor de tráfego sabe identificar. No final das contas, temos que entender que estamos fazendo gestão de pessoas, e é extremamente importante entender como essas pessoas agem, se comportam, reagem às nossas estratégias de gestão de tráfego. E essa é a parte mais difícil.

Todo mundo acha que o segredo tá na ferramenta, mas só parte do segredo tá na ferramenta, a maior parte do segredo do sucesso no tráfego está em entender os padrões do usuário.

Logo, ser um bom gestor de tráfego é entender sobre geração, coleta, análise e otimização.

Quais são as vantagens de utilizar essa alternativa?

Algumas empresas não sabem se vale a pena investir em tráfego pago, pois acreditam que o orgânico já é suficiente. A modalidade paga apresenta algumas vantagens relevantes para o negócio. Confira as principais!

Proporciona visibilidade rápida

O investimento em anúncios pagos aumenta a visibilidade do negócio rapidamente, melhorando o reconhecimento de marca. Depois do primeiro impacto, é possível trabalhar o público que já foi alcançado com essas campanhas e transformá-lo em clientes.

Contribui na divulgação de ações específicas

Talvez você não tenha verba para investir constantemente em links pagos, mas é possível fazê-lo de forma pontual. As divulgações específicas são uma oportunidade interessante e geram um bom retorno. Alguns momentos interessantes são o lançamento de um novo produto, uma promoção diferenciada, campanhas de Natal, entre outras possibilidades.

Melhora a taxa de conversão

A utilização de links pagos também ajuda a melhorar a taxa de conversão, impactando leads que estão na última fase do funil de vendas. Quando determinado usuário faz uma pesquisa específica na internet, ele já detectou sua necessidade e está procurando uma solução.

Se a escolha dos termos e das palavras-chave for correta, você consegue ampliar as conversões, entregando o conteúdo e a solução certa no momento ideal.

Conclusão

Conseguiu entender como funciona o tráfego pago e como ele é utilizado para potencializar seu negócio? 

Essa é uma alternativa que complementa as estratégias de marketing de conteúdo, contribui para aumentar a visibilidade e o alcance, e gera ainda mais competitividade. 

O planejamento desse investimento é fundamental para que ele traga os resultados esperados, possibilitando o crescimento do negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e leia também: Como funciona o Facebook Ads – Aprenda passo a passo

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