Marketing Digital: Passo a passo como funciona na prática

O que é Marketing Digital?

É comum donos de negócios, executivos e publicitários entenderem formas de marketing tradicional como rádio, TV, impressos e anúncios em espaços publicitários. Veículos de comunicação de massa que por muito tempo foram os únicos canais de anúncio e busca de aquisição de novos clientes que passaram a perder audiência para a internet.

Marketing é marketing, porém as ferramentas de marketing foram ampliadas e além da forma tradicional é utilizado dispositivos eletrônicos tais como computadores, smartphones, tablets e outros gadgets online – que possuem conectividade com a internet.

Comparada ao rádio, TV, revista impressa e o jornal, a Internet é a mídia mais consumida, não só em casa, como no trabalho, na escola, em restaurantes e shoppings. Dentre os quase 80% que navegam pela internet ao menos duas horas por dia, somente 25% conseguem gastar o mesmo tempo com a TV. Esse, por sinal, é o meio menos usado entre jovens de 15 a 24 anos.

Métodos tradicionais geralmente são caros comparados aos canais de marketing digital e falham em prover um feedback sobre a campanha e relatório sobre quem viu e foi impactado pelo anúncio.

O futuro do mercado online

Para aqueles negócios que escolherem ignorar o marketing digital, temos uma notícia pra você – você não poderá correr. Marketing digital não é uma moda, menos algo que irá desaparecer amanhã. Pesquisas mostram que mais e mais pessoas avaliam um produto ou serviço na internet antes de realizar a aquisição. 

Se você representa um destes negócios você não pode mais ignorar sua presença digital para competir no atual cenário.

A sociedade atual está vivendo uma grande revolução digital, cada vez mais pessoas estão acessando a internet, seja pelo seu celular, por tablets, TVs e até mesmo o tradicional computador.

Ao longo do dia, a quantidade de vezes que as pessoas mexem em seus celulares é muito maior do que pessoas vendo TV ou ouvindo o rádio como já foi comentado anteriormente.

De acordo com pesquisa feita em parceria pela Hubspot e We Are Social, mais de 139 milhões de pessoas têm contato com a internet no Brasil. Isso representa uma penetração de 66% em um país formado por mais de 210 milhões de pessoas.

Do total de pessoas que acessam a internet no Brasil, 85% fazem isso todos os dias. Ou seja, a exposição do consumidor a comunicação de marcas feitas no mundo online é bastante considerável e pode ser fator decisivo na hora de direcionar investimentos de marketing.

Esses números mostram que há uma grande oportunidade para a comunicação direta e interativa com potenciais clientes e também para a fidelização da marca. 

É importante saber explorar isso de forma planejada.

Pelo termo pode soar complicado, mas presença digital é um conceito simples. É como você representa seu negócio na internet.

A maioria dos negócios hoje já possui uma presença digital, mesmo que mínima: seu site, sua página no Facebook, cadastro em sites de guias locais, perfis nas redes sociais como Google Plus e Linkedin e toda publicidade online, em outras palavras, é a combinação de toda maneira em que você usa a internet para interagir e alcançar seus clientes, usuários e parceiros.

Elementos da Presença Digital

A presença digital inclui serviços, sites, redes sociais, é onde você alcança e engaja com seu consumidor.

Facebook

Sites de Guias Locais e Reclamações

Seu Site

Conheça a seguir mais dos principais pontos de contato.

Site e Loja Virtual

Um dos primeiros passos para começar a marcar presença online é desenvolver um site sobre a sua empresa, destacando os principais serviços ou produtos e contando um pouco sobre o que é feito no seu estabelecimento.

São apenas três tipos de resultados que um site pode entregar:

Aumentar Vendas

Um site ou loja virtual pode direcionar o tráfego de acessos recebidos para ação de compra online (loja virtual) ou em loja física.

Reduzir Custos

É possível reduzir custos tanto para seu negócio quanto para seu cliente implantando atalhos em seu site que facilitam processos. Por exemplo, um sistema de atendimento online (chat) onde você pode atender seu cliente sem a necessidade de ocupar sua linha telefônica junto a comodidade de seu cliente do outro lado ser atendido rapidamente sem gastar por uma ligação. 

Fidelizar Clientes

Trazer seu cliente para mais perto da empresa através de publicação de conteúdo de qualidade e assim influenciando e informando usuários e clientes dos novos produtos e serviços.

Mesmo que você não tenha um comércio eletrônico, não faça vendas pela internet, é mais fácil dos clientes encontrarem o seu negócio se ele estiver disponível no mundo digital e puder ser encontrado a partir de uma busca.

O site pode servir como um grande portfólio da empresa, indicando casos de sucesso, trabalhos já realizados, quais são os clientes atendidos e também informações úteis sobre os produtos e serviços ofertados.

Certifique-se sempre de criar um site que seja de fácil navegação, otimizado para SEO, com imagens ilustrativas e que gere valor para todos que o acessarem.

Caso tenha interesse em aumentar a performance do seu site, nós podemos te ajudar com isso! Converse agora mesmo com um de nossos especialistas.

Landing Pages 

São páginas únicas geralmente em um endereço de site diferente do principal e são desenvolvidas para campanhas individuais de marketing digital. Por exemplo, montadoras de automóveis criam páginas exclusivas para lançamentos de um único modelo do carro. 

Desenvolvem um site à parte apenas para o carro. Desta forma é possível destacar o novo modelo e trabalham esta página para impactar o público-alvo sem afetar o site principal que mostra todos os carros.

Seu site é o principal ponto de contato, é onde geralmente os clientes iniciam ou terminam o contato com sua marca antes de se tornar um lead (cliente interessado) e partir para aquisição de seu produto ou serviço.

Blog corporativo

Uma das principais ferramentas para estabelecer uma relação com os seus clientes e potenciais clientes é a utilização de um blog corporativo. Nele, você pode criar conteúdos para todas as etapas da jornada de compra.

É importante que ele seja otimizado para SEO, ou seja, seja feito para ser relevante e aparecer nos buscadores, como Google e Bing. Isso ajuda a tornar a sua marca mais conhecida e se tornar referência no seu nicho de mercado.

É importante manter o conteúdo atualizado e trazer sempre novas informações e agregar valor para seu cliente. O usuário de internet é mais exigente, porque ele tem total liberdade de escolha do que fazer e onde comprar, portanto, é preciso saber prender sua atenção.

É possível trazer especialistas para criar conteúdos relevantes, com informações aprofundadas sobre a sua área de atuação. Essa é uma maneira de fazer com que os usuários retornem ao seu site de forma espontânea.

Redes Sociais

Os usuários de internet do Brasil passam muito tempo nas redes sociais. Plataformas como Facebook e Youtube ficam atrás apenas do Google na quantidade de acessos mensais no país, por isso, é essencial estar presente nesses meios para interagir com seus clientes.

Pessoas usam as redes sociais para se conectarem umas com as outras, com empresas, celebridades e outras marcas. Mas independentemente deste tipo de conexão, às redes sociais é um meio de compartilhar experiências e informações. 

Seja qual for a plataforma de rede social, todas requerem que você mantenha atividade através de conteúdos de qualidade e não espere dias ou semanas para atualizá-las. 

Encontre artigos interessantes pela internet e poste em seus perfis, divulgando informações sobre seus produtos e ramo de atuação, consequentemente você constrói a identidade de um líder de mercado. 

Também é necessário monitorar sua marca nas redes sociais, uma vez citada se torna rápida sua propagação, seja esta positiva ou negativa.

É fundamental conhecer bem cada uma dessas redes e entender que tipo de conteúdo deve ser postado, para que a comunicação seja feita de forma correta, no contexto certo para o seu cliente e para potenciais novos usuários.

É importante entender que o uso da rede social corporativa é diferente da pessoal. É preciso realizar um planejamento orientado a entregar valor para os seus clientes e usar a linguagem adequada em cada postagem.

Você pode usar o Instagram para mostrar bastidores da sua empresa, o Facebook para divulgar produtos e serviços e até mesmo criar um canal no Youtube com vídeos educativos e explicativos sobre seus produtos.

A internet dispõe de ferramentas pagas e dezenas de serviços gratuitos de monitoramento.

Uma delas é Hootsuite uma das melhores ferramentas gratuitas de monitoramento social, cobrindo as principais mídias como o Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, WordPress, Google + e o Foursquare.

Além de relatórios semanais, é possível cadastrar um time de marketing, enviar mensagens privadas e atribuir tarefas a cada um deles. A versão gratuita permite monitorar até 3 redes sociais simultaneamente.

Quando pensar entre quais serviços de mídias sociais escolher para publicar seu conteúdo, pense no perfil de seu público-alvo, lembre-se que sua marca deve alcançar seu cliente potencial prioritariamente.

Considere as maiores redes do momento e conheça mais um pouco sobre cada uma:

Facebook

Instagram

Linkedin

Twitter

YouTube

Facebook

Chegou a mais de um bilhão de usuários em todo mundo. No Brasil conta com 83 milhões de usuários ativos mensais. O Facebook é a rede social preferida não somente por agregar o maior número de usuários conectados mas permitir o uso de recursos para empresas que habilita a criação de páginas dentro da rede, chamada Facebook Page (Fan Page) e espaços de anúncios publicitários.

O Facebook é mais bem aproveitado por empresas que atuam no mercado B2C (business-to-customer) – empresas que atendem diretamente seus clientes finais, estes geralmente são produtos de consumo.

Não use ou crie um perfil pessoal para usar como Fan Page, este é um dos maiores erros cometidos pois assim não é possível obter todos os dados e medições para melhorar seu conteúdo.

Instagram

O Instagram é bastante popular entre os brasileiros que têm acesso à internet. 

Desde 2015, a presença de brasileiros na plataforma é maior do que a média global – naquele ano, 55% dos usuários de internet estavam presentes na rede social de fotografias, mais do que a média global de 32%. 

Em 2016, esse número subiu para 75%, mais do que os 42% da média global do mesmo ano. 

Segundo especialistas, um dos motivos para a grande presença de brasileiros em mídias sociais e aplicativos como o Instagram é a combinação de um país bastante social com uma crescente penetração de smartphones no Brasil. 

Curiosamente, não se trata apenas de uma rede social utilizada pelos jovens – 57% dos usuários brasileiros de internet na faixa dos 55 aos 65 anos também usam o Instagram

Apesar de não revelar o número de usuários no Brasil, o Instagram conta com mais de 150 milhões de usuários ativos no mundo.

Ideal para apresentar sua empresa, da Operação até a sua oferta de produtos, o Instagram é mais bem aproveitado para o setor alimentício e de vestuário mas não limitado somente a estes.

Linkedin

Rede social profissional com 300 milhões de usuários no mundo, sendo o Brasil o 3º maior país com 15 milhões de usuários cadastrados. Esta rede é a mais recomendada para manter seu perfil profissional individual, receber recomendações e encontrar clientes e parceiros de negócios. 

Melhor aproveitado no mercado de empresas B2B (business-to-business) onde empresas fazem negócios e entregam seu produto/serviço diretamente para as empresas. 

Outro destaque desta rede é o fato de que a maioria dos donos de negócio e tomadores de decisão possuem seus perfis ativos, muitos deles que não estão no grandioso Facebook. 

Esta rede permite também publicidade paga, como propagação de postagens e venda de espaços para anúncios.

Ainda um desafio para a maioria das pequenas e médias empresas, o Twitter é uma das melhores redes para anunciar eventos e lançar novidades de novos produtos e serviços. 

É uma rede social e um serviço de microblog, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 280 caracteres, conhecidos como “tweets”), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.

As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. 

As atualizações de um perfil ocorrem por meio do site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica.

YouTube

Rede social de compartilhamento de vídeo e segundo site de pesquisas mais utilizado no mundo (depois do Google). Nove em cada dez internautas brasileiros usam o YouTube para assistir vídeos. 

Considere criar seu canal e adicionar seu material de mídia interativa nesta rede social. 

Também é possível criar campanhas de exibição de seus vídeos comerciais e vídeo depoimentos e direcionar conteúdo para seu site.

YouTube é considerado um líder em distribuição online de vídeo.

Use YouTube para alcançar grandes e diversificadas audiências.

Analisando a Presença Digital

Atualmente, a presença digital é condição essencial para que as empresas possam garantir cada vez mais clientes e fechem muito mais negócios sem precisar investir em materiais físicos ou deslocamento de pessoal para divulgar seus produtos.

Até mesmo formatos tradicionais como a educação estão ganhando cada vez mais espaço no mundo online. Então, vamos te mostrar a importância da presença digital para a sua empresa conseguir fechar cada vez mais negócios.

Quer saber tudo sobre a importância de garantir a presença digital da sua empresa para vender mais? continue a leitura que vamos explicar.

Descobrindo Problemas

Existem vários indicadores, mas um dos mais comuns: o tempo médio de permanência dos visitantes em seu site. E não é somente este número que você deve se preocupar.

Você conhece o número de tráfego de acessos e pessoas engajadas com o conteúdo do seu site? 

Visitantes estão deixando rapidamente a página, notícias e novidades ficam meses sem serem atualizadas. 

São estes os números que impactam o site de uma empresa.

Tráfego de acessos não é qualquer visitante entrando em sua página. Cada visitante é e deve ser um potencial comprador (ou um cliente existente). 

Se estes visitantes deixam seu site, eles saem de seu funil de vendas ou  abandonam o carrinho de compras online em (caso de uma loja virtual) e não

compram. 

Visitantes do site são apenas a ponta do iceberg. Quando você começa a analisar os relatórios de acesso de outros canais online como a página do Facebook, conta do Twitter e blog você identifica que ninguém está interessado em sua empresa.

Ninguém está falando de nenhuma maneira de sua marca ou seu negócio

e ainda pode encontrar comentários antigos que já nem valem a pena serem respondidos.

Use o Google Analytics para obter dados e medições de seu tráfego. Após validar isto você chegará a uma triste conclusão – sua presença digital falha em conquistar clientes.

Aceite, há uma deficiência. A seguir algumas das causas principais desta deficiência.

Conteúdo Estático

Quando foi a última vez que você atualizou seu site? Postou no Facebook, Twitter ou uma notícia no seu blog? 

Se você já não sabe ou não se lembra, você acaba de descobrir que esta é uma das causas.

Falta de Mídia Interativa

Você está usando vídeo para contar sua história sobre o quanto você é bom em seu site ou no YouTube?

Se você ainda não estiver, sua presença digital está falhando em engajar sua audiência e ainda contribuindo para o aumento de tráfego no site de seus concorrentes.

Design Responsivo

Seus clientes usam smartphones. Eles usam estes celulares e tablets legais e esperam abrir seu site nestes dispositivos. 

Como abre seu site em um iPhone ou Android Samsung Galaxy (ou qualquer dispositivo de última geração)?

Você pode testar o acesso de seu site emulando na ferramenta gratuita MobileTest.

Indisponibilidade

Goste ou não, sua empresa é global. O que acontece quando alguém nos Estados Unidos procura por seu produto ou serviço online, lê algumas revisões e quer comprar? 

Se seu site não estiver equipado para ajudar todos que tenham interesse em seu produto ou serviço, não importa onde estiver, você tem que está pronto, ou você estará com problemas. Sua presença digital deve aparecer para uma audiência global mesmo se não estiver em outro idioma.

Porque o site lento é problemático

Qual a sua reação quando está tentando acessar um site e ele não carrega? Se você fica incomodado, saiba que não está sozinho: 64% dos usuários tendem a deixar a página e buscar outro site que seja mais rápido. 

Para ajudar a resolver os problemas de um site lento, o Google lançou uma ferramenta voltada para empreendedores, que testa a velocidade de sites, o Teste meu Site. O recurso é gratuito e apresenta o tempo de carregamento da página classificando se o resultado é satisfatório ou não e estimando um percentual de visitantes que deixam de acessá-lo por conta da lentidão. A ferramenta pode enviar um relatório gratuito com dicas de como aperfeiçoar o seu endereço digital. Aproveite também para comparar a velocidade de carregamento com o de outras empresas do seu setor.

Site lento: 7 pontos que devem ser avaliados

  1. Testar a velocidade na conexão padrão
  2. Analisar os dados do site
  3. Verificar HTML/CSS
  4. Executar JavaScript
  5. Testar a usabilidade em dispositivos móveis
  6. Dimensionar o conteúdo para mobile e verificar a legibilidade do texto
  7. Comparar a velocidade do seu site com outros semelhantes

Se você é empreendedor e não entende de desenvolvimento de sites, fique tranquilo pois existem vários recursos para verificar se sua página está lenta. Veja 5 ferramentas gratuitas para testar a velocidade de carregamento do seu site.

1. Page Speed Insights

2. Pingdom Website Speed Test

3. GT Metrix

4. Web Page Test

5. Web Page Analyzer

Independente do recurso escolhido, é imprescindível que você conheça as principais métricas do seu site. Afinal, é a partir dessas informações que você saberá quais as melhorias necessárias para atrair novos visitantes para o seu endereço digital.

A melhoria contínua metrificada 

O mesmo problema de sempre, a inércia de melhorar sua presença digital. Sem relatórios, dados e métricas, você não pode entender qual tipo de conteúdo causa o melhor impacto em cada canal. 

E é isto que define como você irá fazer o melhor conteúdo para que se conectem com você.

Distribuição

Consumidores usam uma variedade de dispositivos todos os dias para acessar suas informações, entre elas:  smartphones, PCs e agora smart TVs. Isto significa que consumidores experimentam sua presença em seus telefones, outra hora em seus tablets e computadores e algumas vezes em todos ao mesmo tempo. 

Se você não entregar a mesma mensagem em todos os canais, você irá confundi-los. Por exemplo: os estilos de cores do formato são diferentes ao acessar o site do computador e smartphone, a mensagem, logomarca e experiência precisam impactar os consumidores de seu conteúdo, serviço e seus produtos da mesma forma.

E se você ignorar tudo

É difícil ignorar o impacto da internet sobre os negócios locais e globais. 

Consumidores cada vez mais usam seus smartphones não só para obter informações, mas se relacionar uns com os outros – e com você!

Estes clientes ficam em frente a tela e procuram por revisões e recomendações de produtos e lojas em sua área com as melhores reputações. Eles ficam mais tempo em sites que provém mais engajamento.

Aqui entra a presença digital que pode diferenciar você dos seus concorrentes.

Qual o seu porquê?

Alguma vez na vida você já se perguntou qual é seu porquê? Ou seja, aquele motivo que te faz seguir em frente, correr atrás de realizar seu sonho e te dá energia para continuar caminhando.

Encontrar o seu porquê pode ser difícil e demandar algum tempo. E, principalmente, conhecimento sobre si próprio!

Entender seu propósito responde a pergunta “O que eu quero que meus clientes façam?” O que eu me proponho a resolver para eles? 

Você quer que seus clientes coloquem seu produto no carrinho e finalize a compra em seu site? 

Assinem sua lista de e-mails? 

Te liguem ou solicitem orçamento? 

Que você esteja sempre na mente deles como a empresa que resolve seus problemas!

Pode até ser mais de um, sem problemas.

Identifique seu Público-alvo

O público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum que a empresa identifica no mercado e para quem direciona suas estratégias e campanhas. Também pode ser chamado de target (em inglês), segmento-alvo ou ainda mercado-alvo.

Sua definição começa com a segmentação de mercado. O mercado é fatiado em segmentos com perfil semelhante, de acordo com características demográficas e comportamentais (idade, gênero, escolaridade, estilo de vida, personalidade etc.) que importam para a empresa e influenciam decisões de consumo.

Não é somente o comportamento online que você deve conhecer de seu cliente, existem diversos aspectos que impactam na hora de um cliente comprar e consumir um produto ou serviço e se o seu objetivo é impactá-lo e aumentar as suas vendas é necessário conhecê-lo muito bem. 

Se você conhecer o perfil do seu cliente, certamente saberá onde encontrá-lo online. 

Se você ainda não conhece o comportamento do seu cliente na internet, simplesmente pergunte ou realize testes.

Impacte este público-alvo

Conhecendo o comportamento do seu consumidor na internet você sabe onde deve interagir e investir seus esforços na comunicação, em muitos casos ocorrerá de investir em diversos canais e meios como um mix de marketing digital para impactar de todas as formas seu público-alvo ou até reforçar a sua mensagem. 

Você já pode perceber como é importante escolher corretamente seu público-alvo, certo?

Talvez a subsistência da sua empresa dependa de uma boa definição do seu público. Não é exagero falar isso, pois os lucros do seu negócio basicamente dependem dessa primeira estratégia, em primeiro lugar.

Claro que, após definir bem seu público existem outras ações de marketing que devem ser levadas em consideração e que também são importantes. Mas, de nada adianta pensar nessas estratégias se você não começar do início fazendo uma boa segmentação do seu público.

O público-alvo é, portanto, fundamental para alavancar seu negócio. Com a escolha certa ficará mais fácil empreender ações mais direcionadas e eficazes, com mais chances de dar certo e trazer resultados.

Isso evitará gastos desnecessários, uma vez que você não irá investir capital e marketing publicitário em públicos que não são os seus, o que pode trazer impactos negativos e perdas para sua empresa.

Obviamente você quer crescer cada vez mais e ganhar reconhecimento.

A definição de público-alvo te ajuda muito nisso, pois você conseguirá criar mais identificação com seu público, gerando engajamento, boa reputação e, consequentemente, convertendo leads.

Ao ter o perfil de consumidor do seu público, fica muito mais simples encontrar as palavras-chave para se comunicar melhor com eles, diminuindo chances de ruídos e falhas na comunicação.

Uma boa comunicação só pode trazer bons resultados para todos. Nos negócios isso não é diferente.

No momento que você for criar conteúdos para blogs, sites e redes sociais saberá como se comunicar melhor, qual linguagem utilizar, qual estética do design tem mais a ver com seu público etc.

Medir os resultados

A fase final de qualquer ação de marketing digital nunca acaba. Você não pode simplesmente iniciar uma campanha e deixá-la funcionando sozinha, se não fizer algo dará errado e seu investimento irá junto.

Então a regra é medir, otimizar e ajustar sempre.

Saber o caminho para onde estamos indo e o que precisamos fazer para melhorar. Estes são os principais pontos que tornam a mensuração de resultados tão importante para qualquer empresa.

Na prática, o Marketing pode atrair novos Leads por meio das redes sociais, da estratégia de Email Marketing ou de várias outras maneiras. Porém, se não houver um trabalho específico para medir os resultados gerados a partir de cada um desses canais quando os Leads se tornam oportunidades de negócio – e vendas! – fica difícil identificar qual o melhor deles.

Então, mais importante do que fazer essa mensuração é medir os resultados da maneira certa! Se você não acompanha o desempenho de Marketing e Vendas de maneira adequada, cria uma segurança falsa para toda a empresa. Logo, você transmite uma impressão errada de que está no caminho certo!

Só que existe um problema ainda maior: você gasta mais dinheiro do que deveria em uma campanha, supondo que os resultados estão acima do esperado. Por isso, trabalhar com a mensuração de resultados vai deixar claro se o seu negócio está no caminho certo ou errado de uma vez por todas.

Você será capaz de gerir com inteligência as ações de Marketing e Vendas, passando por uma análise completa de cada funil. Quanto melhor for o trabalho de mensuração de desempenho, maiores serão as suas chances de identificar pontos de melhorias em ambas as áreas.

Canais de Mídia Online

Ao longo deste artigo citamos algumas ferramentas como o Google Analytics e o Hootsuite. Conheça agora as principais técnicas e canais de mídia mais utilizados para promoção e propagação na internet.

SEO

O significado de SEO é Search Engine Optimization. Em português Otimização de Sites (ex: Google, Yahoo, Bing…). Se refere a otimização do site para ser encontrado (indexado) pelos buscadores.

O SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca.

O SEO é trabalhado usando as palavras-chave relacionadas ao seu produto/serviço, esta palavra-chave e conteúdo são essenciais para criar a ponte entre o buscador e o seu site. Dividido em duas partes, interna (on-site) que se diz respeito ao conteúdo do site, código, URL, velocidade de carregamento, e fatores externos como referências do site em outros sites, conteúdo indicado, etc.

Links Patrocinados

Links Patrocinados é um tipo de publicidade online para quem busca anunciar oferecendo um link para o usuário. Exemplo: Google Ads, plataforma do Google para anunciantes alcançarem seu público na rede de pesquisa do Google e Youtube.

Marketing de Conteúdo

Baseado em conteúdo relevante com ou sem mídia interativa contribui diretamente para o trabalho de SEO além de forte condutor para engajar visitantes e interessados gera posicionamento e autoridade em seu mercado.

Remarketing

Recurso utilizado para seguir visitantes de seu site em outros sites relacionados ao seu produto/mercado.

É possível inserir anúncios segmentados dependendo da página que o usuário esteve em seu site.

E-mail Marketing

E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto. 

Engana-se quem acha que é necessário apenas uma lista de e-mails desconhecida para enviar estas campanhas, esta prática até o caracteriza como spammer (quem envia mensagens indesejadas) e compromete a reputação do provedor e de sua marca. 

Se bem utilizado o E-mail Marketing pode trazer muitos resultados e respostas rápidas já que o e-mail é o serviço mais básico e um dos mais utilizados na internet.

Social Media

O trabalho em social media – mídias sociais é usado para posicionar a marca e engajar o target de seu negócio onde normalmente estão na internet. Além de publicar conteúdo relevante para este público as redes sociais também abrem espaços de publicidade e ferramentas que permitem divulgar seu negócio usando links patrocinados, como no Facebook, Twitter e Linkedin onde o custo ocorre por clique (CPC) ou por cada parcela de visualizações (CPM).

Mobile Marketing

Com o aumento do uso dos smartphones têm se tornado cada vez mais relevantes usar a plataforma mobile para direcionar sua mensagem e impactar clientes. 

Uso das mensagens de texto curtas (SMS) e também plataformas que estendem suas funcionalidades de visualização de links patrocinados em jogos e outros aplicativos, um exemplo de plataforma com esta funcionalidade é o próprio Google

Ads.

Estratégias

Split Test A/B

Uma das vantagens do digital é o quão rápido você pode distribuir e medir a resposta de um novo conteúdo. 

Chamamos de teste A/B a forma como é possível publicar diversos conteúdos ou páginas e medir o que mais funciona. Basta alternar o conteúdo ou páginas e acompanhar via Google Analytics a qual obtém o maior retorno de abertura e engajamento.

Isca Digital

Esta estratégia tem como objetivo educar os consumidores e criar uma lista de e-mails válidos de potenciais clientes (leads). 

Se baseia em criar uma página de captura (squeeze page) com um conteúdo de

grande valor para o interessado fazer download em troca de seu e-mail. 

No final e com uma lista é possível interagir com este público enviando campanhas de e-mail marketing.

Oferta Promo

Usando a sua lista ou seus seguidores nas redes sociais publique uma oferta exclusiva somente a estes grupos e estipule um prazo curto de ação (ex: sendo segunda-feira, compre na loja o item a, mas só até quinta-feira por x reais). Esta estratégia visa atingir um pico de caixa rápido, lembre-se a sua oferta deve

ser matadora.

Contratar uma agência ou Fazer Você Mesmo

Cada empresa enfrenta desafios na construção e gerenciamento de sua presença digital. De uma forma ou de outra até negócios que já possuem mais maturidade com sua presença também passam por isto.

Seja honesto a respeito de suas habilidades. Se você não é ou tem disponível um web designer, programador, redator publicitário, ou especialista em mídias sociais não pense que arriscar fazer sozinho vai lhe poupar dinheiro, então pense na capacidade e tecnologia que terá de alocar para estas tarefas.

Como dono que pensa em executar com excelência o seu negócio ou profissional encarregado por estas tarefas, seu trabalho é obter resultados. Não é uma fraqueza ser sábio e deixar cada tarefa para cada profissional.

Você não deixaria um novato sem experiência atender seus clientes, comprar mercadorias de fornecedores ou negociar seus contratos, então porque confiaria estes serviços a um novato?

Recorra aos serviços de uma agência de marketing digital, em alguns casos você poderá criar sua presença digital com produtoras web (empresas e agências de web design) e executar seu plano de marketing digital com agências especializadas em marketing digital, no entanto prefira a mesma para executar todo o plano como uma boa prática.

Então, não deixe essa ação para depois! Deixe seu email abaixo e faça uma consultoria com a Build Marketing Digital. Tudo em um para gerenciar, automatizar e mensurar suas ações de Marketing Digital para elevar seus resultados!

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